quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura do Rio investe em capacitação de servidores e lança o programa “Líderes Cariocas”



Comunicado CVL de 29/05/2012 (D.O. Rio nº 51 de 30/05/2012 – folha de rosto e p. 52).
A Prefeitura do Rio apresenta hoje o primeiro grupo de servidores selecionados para o programa “Líderes Cariocas”. Desenvolvido pela Fundação João Goulart, em parceria com a Hay Group (uma das maiores consultorias de gestão de negócios do mundo) e o Coppead (instituto de pós-graduação e pesquisa da UFRJ), o trabalho visa preparar funcionários com perfil de liderança, aplicando as melhores práticas corporativas na gestão de pessoas. Os 149 servidores escolhidos serão capacitados para ocupar posições estratégicas na gestão municipal, elaborando projetos e ideias inovadoras para a cidade.

Time de elite de funcionários do município será preparado para exercer cargos de liderança na administração pública.

A Prefeitura do Rio, em uma iniciativa inédita no poder público, elaborou um programa focado em formar um time de elite entre os servidores municipais, aplicando as melhores práticas corporativas na gestão de pessoas do mundo. O “Líderes Cariocas”, elaborado em parceria com Hay Group (uma das maiores empresas de RH do mundo) e o Coppead/UFRJ, vai capacitar um grupo de 149 funcionários de alta capacidade na prefeitura, para que eles possam exercer funções de liderança, ter ideias inovadoras e ocupar cargos-chaves no município. A intenção é aplicar na prefeitura as melhores práticas internacionais na gestão de pessoas e encontrar talentos entre os servidores. Como base para o projeto, foram usados os planos de carreira de grandes empresas como Ambev, TAM, Odebrecht, entre outras.

A ideia surgiu da necessidade de formar, dentro do quadro de funcionários, técnicos que possam ocupar cargos de extrema importância para o bom desenvolvimento da cidade. A Prefeitura aumentou significativamente seus investimentos ao longo dos últimos três anos. Em 2010, por exemplo, governo do Rio foi um dos entes federativos que mais investiu (em termos percentuais, somente atrás do Estado do Ceará e do Município de Belo Horizonte). Somado o alto grau de investimento com o crescimento da cidade e os grandes projetos previstos para o próximo ano, ficou cada vez mais indispensável ter – na folha da Prefeitura – pessoas capazes de decidir, produzir de forma inovadora e ampliar a cultura de meritocracia e foco em resultados.

Inicialmente, mais de 1300 servidores se inscreveram no projeto. Eles passaram por processos seletivos e 149 foram aprovados para a capacitação. A Prefeitura, em parceria com a Coppead, elaborou um curso especifico para esses líderes. Também estão previstos cursos no exterior para a complementação da formação. O passo seguinte foi a identificação de 300 cargos estratégicos da prefeitura, para criar um planejamento de sucessão que priorize os líderes, de acordo com as habilidades de cada um e as necessidades de cada desafio. Ao final do curso, a carreira desses líderes será acompanhada, pessoalmente, pelo prefeito, o secretário-chefe da Casa Civil e um comitê que irá se reunir a cada 6 meses para avaliar a evolução de cada líder dentro da prefeitura. Os líderes ganham uma gratificação adicional no salário, além de terem metas diferenciadas de avaliação no acordo de resultados. Ao contrário dos outros servidores, que podem ganhar até 2 salários a mais por ano caso cumpram suas metas no acordo, os líderes terão metas individuais de inovação e poderão ganhar até 4 salários extras/ano.
(Publicado no Ecoando n.º 17 - 2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.