quarta-feira, 9 de maio de 2012

Educação Lança Biblioteca Online para Alunos e Professores



Comunicado SME de 08/05/2012 (D.O. Rio nº 36 de 09/05/2012 – p. 78 e folha de rosto).
A secretária municipal de Educação lança a Educoteca, a biblioteca online da Educopédia, nesta quarta-feira (dia 9), às 17h, no Teatro Carlos Gomes, no Centro. A nova ferramenta passa a ser mais uma alternativa para alunos e professores das escolas da Prefeitura que desejarem realizar leituras por meio digital. Nesse novo ambiente, eles passam a ter contato com diversas mídias, interagir com o conteúdo e acessar recursos externos que sirvam de complemento para o conteúdo que está sendo abordado.
No lançamento da Educoteca também estará presente o autor Laurentino Gomes que será o padrinho da Vitrine Literária, local onde os alunos e professores poderão assistir uma pequena apresentação de cada livro. O objetivo desse resumo é despertar o interesse dos alunos e professores para buscar a obra nas salas de leitura das escolas da prefeitura.
A Educoteca poderá ser acessada, já a partir desta quarta-feira, de qualquer computador com conexão à internet pelo endereço eletrônico www.educupedia.com.br. Com a nova ferramenta, os alunos e professores usuários da Educopédia poderão navegar por um acervo de livros digitais em uma plataforma web. A navegabilidade para o acesso aos livros poderá ser feita de três formas: no modo prateleira, com um telão exibindo uma apresentação do livro; no modo de listagem simples de livro; e por meio de uma busca por palavra-chave.
Além de uma opção prática para professores que desejam integrar as novas tecnologias em suas aulas, a Educoteca conta com livros interativos que possuem textos narrados, vídeos, jogos, histórias em quadrinhos, páginas para colorir, glossário, marca páginas e a possibilidade de realizar anotações.
Nesta primeira fase, os alunos e professores terão acesso aos seguintes livros em formato digital: “A cartomante”, de Machado de Assis; “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne; “Patota Sideral”, de Rafael Paschoal; e “A Raposa e as Uvas de Esopo”; além de livros no formato PDF que são de domínio público.
Na segunda fase, prevista para iniciar no segundo semestre de 2012, a Educoteca contará com uma “Máquina” para a publicação de livro, onde alunos e professores poderão publicar seus livros usando uma ferramenta de edição de textos.
(Publicado no Ecoando n.º 17 - 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.