segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Curso de Prevenção à Dependência Química diploma 80 Agentes Multiplicadores


Comunicado de 01/10/2012 (D.O. Rio nº 135 de 01/10/2012 – p. 126).
A Coordenadoria Especial de Prevenção à Dependência Química realiza hoje a entrega dos certificados para 80 alunos que concluíram o Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção à Dependência Química : Prevenção, uma visão de Futuro.
O curso é destinado ao público em geral e tem fundamental importância no trabalho de prevenção, pela sua grande capacidade de multiplicar e consolidar conhecimentos em todos os segmentos da sociedade. Seu objetivo é ampliar e fortalecer a rede protetora e preventiva da Cidade do Rio de Janeiro, viabilizando a aquisição de habilidades e competências para a formação de comportamentos preventivos em relação ao uso de drogas e à dependência química.
Ministrado em dez módulos, com uma carga horária de 40 horas e conteúdo programático considerado de grande relevância , o curso abordou os seguintes temas: Política Pública de Prevenção à Dependência Química; Eu e o outro; Drogas: Conceitos Básicos; Conceituação da SNC, a Neurobiologia da D.Q. e Síndrome Alcoólica Fetal - SAF; Autoestima; Resiliência; Mecanismo de Defesa; Codependência; Prevenção à Recaída; Reformulação e Comorbidade; Família; Fatores de Risco e Proteção; Adolescência; Modelos de Prevenção; Prevenção na Escola; Rede Preventiva; O Papel do Multiplicador; Construindo Ações de Prevenção; Legislação; Prevenção no Local de Trabalho; Oficina – Vídeo Fórum; e Ecologia Humana.
A Coordenadoria de Prevenção á Dependência Química acredita que o principal vetor para a construção de uma vida saudável, longe da difícil realidade gerada pelo uso do álcool e outras drogas, consiste num trabalho de prevenção, com ações integradas e contínuas.
Nesse sentido, na implementação de sua Política de Prevenção ao uso de drogas, busca desenvolver um trabalho conjunto com os mais diversos agentes sociais, e acredita que esse trabalho precisa ser incorporado no cotidiano das pessoas, ter caráter reflexivo, simples e prazeroso, e promova a construção de uma cultura preventiva.
(Publicado no Ecoando n.º 22 - 2012)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.