quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Programa Cegonha Carioca amplia serviço de ambulância para toda a cidade



Comunicado SMSDC de 14/11/2012 (D.O. Rio nº 166 de 21/11/2012 – p. 124)
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil expande o serviço de ambulâncias exclusivas do programa Cegonha Carioca para toda a cidade, beneficiando mais de 50 mil grávidas por ano. Mais de 2.700 gestantes já utilizaram o serviço de transporte na hora do parto, que estava concentrado nos bairros da Rocinha, Santa Cruz, Sepetiba, Paciência, Complexo do Alemão e a região de Madureira. Com a expansão, dez ambulâncias serão direcionadas para atender o programa, que antes contava com cinco veículos.
O transporte é acionado por meio de uma central 24 horas, que conduz asgestantes para a maternidade previamente indicada. A unidade móvel conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras, que tem acesso às informações do pré-natal da paciente. Lançado em março de 2011, o Cegonha Carioca é um projeto pioneiro e já beneficiou a mais de 44 mil mulheres grávidas.
Para participar é preciso estar, no máximo, no segundo trimestre de gravidez e fazer o pré-natal em uma unidade de saúde do município do Rio de Janeiro. A paciente recebe o passaporte cegonha e é informada antecipadamente em qual maternidade vai ter o seu bebê.
(Publicado no Ecoando n.º 23 - 2012)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.