quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Instituto Rio Patrimônio da Humanidade lança guia dos bens tombados da cidade


Comunicado IRPH de 12/02/2014 (D. O. Rio nº 225 de 13/02/2014 - folha de rosto e p. 48)
A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), lança nesta quinta-feira, dia 13, a quinta edição - revista e ampliada - do Guia dos Bens Tombados da Cidade do Rio de Janeiro. Com uma tiragem de oito mil exemplares, a publicação terá uma versão em inglês e apresentará três mil bens tombados da cidade nas três esferas – municipal, estadual e federal -, com informações sobre cada um deles. Nome, endereço, data e esfera de tombamento, além breve histórico, também estarão disponíveis no aplicativo oficial do Guia do Patrimônio Cultural Carioca – o primeiro do gênero no Brasil, que já está disponível para Android e iOS. Lançado pela primeira vez em 1992, com 461 itens, a publicação cresceu e, atualmente, apresenta seis vezes mais patrimônios listados do que a primeira versão. Comparando com a última edição (2008) do Guia, a cidade ganhou
220 novos bens. As outras edições foram publicadas em 1996 e 2000. No total, os patrimônios da cidade estão distribuídos por 84 bairros das zonas Norte, Oeste, Sul e Centro. São mais de dois mil bens arquitetônicos, 23 bens imateriais e cerca de 200 estátuas, monumentos, coretos, fontes e chafarizes.
(Publicado no Ecoando n.º 38 - 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.