terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bloco ‘Tá Pirando, Pirado, Pirou!’ escolhe samba enredo no sábado


Comunicado S/ACS de 03/02/2014 (D.O. Rio nº 218 de 04/02/2014 – folha de rosto e p. 38).
O Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou!, bloco formado por usuários, técnicos e familiares vinculados às unidades da rede pública de saúde mental, como o Instituto Municipal Philippe Pinel, fará a escolha de seu samba enredo no próximo sábado, dia 8, às 14h, na casa Rio Scenarium, no Centro. Na ocasião serão lançadas as camisas do Carnaval 2014, cuja estampa é assinada pelo ilustrador oficial do bloco, o paciente Samy das Chagas. O evento tem entrada franca. O bloco desfilará a partir das 15h do dia 23 de fevereiro, na Avenida Pasteur, na Urca, endereço que tem uma dimensão histórica para a saúde mental no
Brasil por ter abrigado o primeiro hospício da América Latina, fundado por D. Pedro II em 1852. Será o 10º desfile do coletivo, idealizado por Gilson Secundino, paciente do Instituto Pinel. A iniciativa de Secundino, que pretendia levar a comemoração do carnaval para fora dos muros da unidade, foi logo acolhida por técnicos, funcionários, moradores e simpatizantes. Hoje, além do Pinel, o bloco envolve usuários de outras unidades da rede pública de saúde mental, como o Instituto de Psiquiatria da UFRJ e os centros de atenção psicossocial da cidade. Entre os parceiros que ajudam a viabilizar os desfiles a cada ano estão a Associação de Moradores da Rua Lauro Muller e Adjacências (ALMA) e a Petrobras. O desfile do bloco também faz parte do calendário oficial de carnaval de rua da Prefeitura do Rio, como uma experiência inovadora em saúde mental.
(Publicado no Ecoando n.º 38 - 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.