quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Curso de Formação de Multiplicadores em Prevenção à Dependência Química



Comunicado CEPDQ de 22/08/2012 (D.O. Rio nº 108 de 22/08/2012 – p. 39).
A CEPDQ promove curso para Formação de  Multiplicadores em Prevenção à Dependência Química

Começa hoje, dia 22 de agosto, o curso de Formação de Multiplicadores em Prevenção à Dependência Química “Prevenção, uma visão de Futuro” promovido pela Coordenadoria Especial de Promoção da Política Pública de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura do Rio.
O curso é gratuito e destinado ao público em geral. Seu objetivo é ampliar e fortalecer a Rede Protetora e Preventiva da cidade, viabilizando a aquisição de habilidades e competências para a formação de comportamentos preventivos em relação ao uso de drogas e à dependência química.Será ministrado através de 10 módulos com conteúdo programático considerado de grande relevância para a Formação de Agentes Multiplicadores em Prevenção á Dependência Química.
Durante o curso serão abordados temas relevantes como:

1. Política Pública de Prevenção à Dependência Química;Eu e o outro;
2. Drogas: Conceitos Básicos; Conceituação da SNC,a Neurobiologia da 
D.Q. e Síndrome Alcoólica Fetal - SAF;
3. Autoestima; Resiliência;
4. Mecanismo de Defesa; Codependência; Prevenção à Recaída; Reformulação e Comorbidade;
5. Família; Fatores de Risco e Proteção;
6. Adolescência; Modelos de Prevenção; Prevenção na Escola;
7. Rede Preventiva; O Papel do Multiplicador; Construindo Ações de Prevenção;
8. Legislação; Prevenção no Local de Trabalho;
9. Oficina – Vídeo Fórum;
10. Ecologia Humana.

A CEPDQ acredita que o principal vetor para a construção de uma vida saudável, longe da difícil realidade gerada pelo uso do álcool e outras drogas, consiste num trabalho de prevenção, com ações integradas e contínuas.
Neste sentido, na implementação de sua Política de Prevenção ao uso de drogas, a Coordenadoria busca desenvolver um trabalho conjunto com os mais diversos segmentos da sociedade, e acredita que esse trabalho precisa ser incorporado no cotidiano das pessoas, ter caráter reflexivo e promova a construção de uma cultura preventiva.
As aulas serão das 13h às 17h, no auditório da Praça Pio X, 119, 9º andar, Centro, com carga horária total de 40 horas. O término do curso está previsto para o dia 26 de setembro.
(Publicado no Ecoando n.º 20 - 2012)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.