Comunicado S/ACS de 19/03/2013 (D.O. Rio nº 04 de 20/03/2013 – p. 188).
Com mudanças na gestão e logística de armazenagem, controle de estoques, triagem de pedidos, embalagem e distribuição de medicamentos, a Secretaria Municipal de Saúde vem aumentando e dando maior segurança ao abastecimento das cerca de 300 unidades da rede, para atendimento aos pacientes. Somente em 2012, 899,4 milhões de medicamentos foram remetidos às unidades, uma quantidade 86,5% maior do que a registrada em 2008, quando foram distribuídos pouco mais de 482 milhões.
O crescimento da distribuição garante ampliação do tratamento para portadores de diversas doenças crônicas, como os distúrbios de saúde mental. Somente a dispensação dos remédios controlados para atendimento a esses pacientes aumentou em quase sete vezes, de 12,2 milhões em 2008 para 85,1 milhões no ano passado. Para a assistência aos portadores do vírus HIV, o fornecimento de medicamentos cresceu 40,6%, de 33 milhões para 46,4 milhões.
A inauguração da nova Central de Distribuição de Medicamentos e Materiais Cirúrgicos, em Jacarepaguá, foi fator determinante à melhoria da gestão do serviço, possibilitando condições mais adequadas de operacionalização.
A infraestrutura do novo espaço, que entrou em operação no ano passado, segue todas as diretrizes da Anvisa e da Vigilância Sanitária, com câmara fria, frota de caminhões refrigerados, escolta e rastreamento via satélite.
(Publicado no Ecoando n.º 27 - 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.