Comunicado SETUR/RioTur de 17/06/2014 (D.O. Rio nº 63 de 18/06/2014 - folha de rosto e p. 54).
Os números dos primeiros dias da Copa do Mundo no Rio de Janeiro são taxativos e comprovam o sucesso do evento. A cidade, que lutou para sediar o centro de mídia, o quartel-general da FIFA, o Centro de Treinamento de Árbitros e duas delegações, já comemora a grandeza dos dados registrados ainda no começo do evento. A rede hoteleira está em festa: os empreendimentos cinco estrelas já batem 97,08% de ocupação e a média geral da cidade deve ficar acima dos 90%, podendo chegar a 98% na final. O Fifa Fan Fest, nas areias de Copacabana, já recebeu mais de 120 mil pessoas em quatro dias de funcionamento. Foram 20.249 na quinta, 23.700 na sexta, 35.420 no sábado e 41.830 no domingo. O número de profissionais de imprensa também foi alto: 650 cobriram a abertura do evento, na quinta-feira. Nos dias seguintes registraram-se 279 jornalistas na sexta, 307 no sábado e 483 no domingo. Nos postos fixos de informações turísticas da Riotur, o movimento foi intenso: 15.845 atendimentos entre 09 e 15 de junho, sendo 75,5% de estrangeiros - número 109% acima da média para o período. Somente no Aeroporto, foram mais de cinco mil registros. Já nos dezessete postos temporários, foram 18.555 atendimentos entre 02 de 15 de junho, com destaque para os pontos localizados no metrô (4.690), Galeão (4.900), Maracanã (4.200), Ipanema (2.520) e BRT (2.240). Os agentes de informações turísticas, que estão distribuídos estrategicamente em pontos de grande movimentação de pessoas, também têm tido muito trabalho: são cerca de 820 atendimentos/dia, totalizando 11.480 entre 02 e 15 de junho. O destaque vai para Centro, Urca e Lapa, que juntos representam quase 50% da demanda diária. O item mais pedido é o mapa da cidade. Colombianos, argentinos e chilenos são os países que mais buscam informações nas blitzes. A distribuição de material informativo segue a pleno vapor: já foram entregues 150 mil Guias do Rio, 404,5 mil mapas da cidade, 120 mil folders Guia do Espectador e três mil press kits.
(Publicado no Ecoando n.º 41 - 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.